sexta-feira, 27 de novembro de 2020

PET 300 ANOS - SCHEYLA DE ANDRADE CAVALCANTE

 

Ribeirão das Neves, 13 de novembro de 2020

Caros colegas!!!

Oi, me chamo Sheyla, tenho 13 anos e estou no 8º ano. Eu gosto muito de desenhar; também gosto de criar histórias na minha cabeça, eu gosto muito de dormir e comer. Minha comida preferida é o pão de queijo. Pão de queijo é muito bom, mas eu também amo os bolos da minha vó, mais especificamente o de chocolate, ele fica fofinho no meio e crocante no finalzinho. Muito bom! Eu sou de Minas Gerais, de Ribeirão da Trev..., digo, das Neves. Eu escuto muita gente falar que aqui é ruim mas, na real, até que não é porque Minas tem seu jeitinho bonito; eu não tive muito o privilégio de ver as vistas lindas daqui por causa de problemas de dentro de casa, mas na verdade, eu vejo os mineiros “raiz” daqui de casa, minha vó e meu vô: eles falam engraçado, só que de tanto ficar perto deles que acabo falando do mesmo jeito. Tem um negócio que eu queria entender: por que tem tanta gente com vergonha do sotaque mineiro? Tipo, ficam se forçando a falar de um jeito ou até se forçando a não falar. Que coisa mais boba, sô! Eu odeio muito isso. Eu gosto do nosso jeito de falar, bonitinho e engraçado. Sou uma pessoa meio lerda e nunca notei que o Chico Bento da Turma da Mônica era mineiro. Foi meu tio que me falou. Não me juguem; eu era novinha e achava “normal” porque a minha vó e meu vô falam igual. Eu tenho alguns parentes em São Paulo e quando minha tia me levou pra lá, fiz alguns amigos e descobri a linguagem deles. Era muito agressiva, parecia que eles estavam sempre com raiva. Mas aí minha tia me contou que o sotaque paulista é meio forte mesmo. Foi aí que comecei a gostar mais de Minas porque o jeitinho de falar de Minas é fofinho.

Bom, cabei.

PET 300 ANOS - LUIZ FELIPE MOREIRA DE OLIVEIRA BONIFÁCIO

 Belo Horizonte, 9 de novembro de 2020

Olá Bianca,

Como estás?

Bom, se você ainda não conhece o estado de Minas Gerais não sabe o que está perdendo. Eu estudo na Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto, na região de Ribeirão das Neves. 

Minha comida preferida é a feijoada, um dos clássicos da gastronomia de Minas Gerais. Aqui em Minas os pratos mais típicos e comuns são o pão de queijo, a feijoada, a canjiquinha, o angu, dentre outros vários.

Minas também é conhecida pelos seus pontos turísticos como cachoeiras, a Lagoa da Pampulha e as cidades históricas como Sabará, Santa Rita, Diamantina, dentre outras. 

Espero que você venha conhecer este estado maravilhoso, seus pontos turísticos e sua gastronomia.

Fique bem e até a próxima.

Atenciosamente, 

Luiz Felipe Moreira de Oliveira Bonifácio




terça-feira, 24 de novembro de 2020

PET 300 ANOS - BRUNA KARLLA ANDRADE SIMÕES

 Ribeirão das Neves, 10 de novembro de 2020.

Querido colega de estudos,

Sou Bruna Karlla, estudo na Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto, tenho 17 anos e estou no 3º ano do Ensino Médio.

Meu apreço pela literatura oral e escrita, me levou a descobrir interessantes personagens que habitam o imaginário popular através do folclore mineiro e gostaria de compartilhar com vocês algumas observações sobre as lendas regionais, além da contribuição de importantes intelectuais mineiros para a sociedade atual.

As lendas regionais são uma das expressões da influência cultural que vieram majoritariamente de povos indígenas e africanos, aqui estabelecidos, sendo guardadas simbolicamente nos objetos de artesanato, danças típicas e nos mitos como o do Curupira assustador, porém guardião das florestas; Iara, a mãe das águas e o meu favorito: Saci Pererê. Este último, segundo a psicologia junguiana representa o arquétipo do "Trickster", que é encontrado em todas as mitologias em diferentes lugares, sempre astuto, imprevisível e esperto, trazendo soluções inusitadas para problemas. Eu vejo uma beleza muito grande na originalidade dessas lendas e seus significados profundos. Acredito ser de extrema importância valorizá-las, pois exaltar a cultura regional com influência africana, o que Lélia Gonzàlez chamou de "Amefricanidade" é de extrema importância no combate ao eurocentrismo presente ainda hoje no Brasil.

Falando em Lélia González, recomendo fortemente sua leitura! Ela é de origem mineira e foi uma intelectual impactante, assim como outra autora mineira Carolina Maria de Jesus, ambas grandes figuras para o posterior movimento do feminismo negro. Aproveito aqui para homenageá-las. 

Estes são alguns aspectos da beleza plural e diversa do estado de Minas Gerais.

Um grande abraço, 

Bruna Karlla Andrade Simões.




PET 300ANOS - OTÁVIO MOREIRA GONÇALVES

 Ribeirão das Neves, 10 de novembro de 2020

Caro amigo Antônio,

Estou feliz em saber que visitará Minas Gerais e saiba que neste ano , no dia dois de dezembro, o meu estado completará 300 anos. Sabendo do seu interesse em conhecer algumas cidades históricas e a nossa diversidade, você irá se surpreender com as paisagens, que são bem variadas, com a arquitetura, a culinária, as feiras, as festas, as montanhas, grutas, rios, cachoeiras e a cultura do nosso povo.

Primeiramente, antes que você desbrave as cidades históricas, você conhecerá a nossa capital, Belo Horizonte, com suas lindas obras arquitetônicas de Niemeyer, como a Igreja de São Francisco, por exemplo. Além disso, temos a Lagoa da Pampulha, o Parque da Guanabara, o Parque Municipal, o Parque das Mangabeiras e a famosa feira de domingo na Avenida Afonso Pena. 

Depois, vamos te apresentar a arquitetura barroca dos municípios de São João Del Rey, Sabará, Congonhas e outras lindas cidades históricas bem próximas à capital.

Eu espero que a gente tenha a oportunidade de conhecer o museu de Inhotim, em Brumadinho, e também a Serra da Piedade em Caeté, onde poderemos visitar o Observatório Astronômico da UFMG.

Meu amigo, esses dias ficarão marcados na sua lembrança, pois o povo mineiro gosta de receber bem os visitantes com uma boa prosa, um café de primeira além do nosso tradicional e delicioso pão de queijo.

Espero que tenha gostado do roteiro e aguardo a sua visita.

Até breve,

Otávio Moreira Gonçalves 



PET 300 ANOS - IZAMARA OLIVEIRA SIUVES

 Ribeirão das Neves, 10 de novembro de 2020

Caros colegas de estudos,

Me chamo Izamara, tenho 16 anos, sou da Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto e estou no 2° ano do Ensino Médio. Moro com meus pais e minhas duas irmãs mais velhas. Gosto muito de ler e escrever, dançar, assistir filmes e séries.

O Estado de Minas Gerais para mim representa as raízes da minha família, que a muitas gerações atrás vieram para cá como escravos e imigrantes e que com sua mão de obra, contribuíram para a formação e crescimento do estado. Fizeram desta terra, recheada de histórias e cultura um lar. Minas para mim é amor, força e união. 

Com certeza, uma das minhas coisas favoritas, é a culinária mineira. Há uma grande diversidade, pois cada região possui sua comida típica, que funde hábitos e ingredientes europeus, indígenas e africanos. E a minha preferida é o Feijão Tropeiro. 

A medicina popular sempre esteve presente na minha família. Minha avó, tias e meus pais, mantém a tradição viva, sempre sabendo de uma plantinha, chá ou simpatia para os problemas de saúde, dores, etc. 

Tenho muito daqui ainda para conhecer as cidades históricas, as artes barrocas, cachoeiras, serras, tantas paisagens. Uma vez de férias passei pela orla da Lagoa da Pampulha, visitei a Casa do Baile, o Museu de Arte, a Igrejinha de São Francisco de Assis e a casa de Juscelino Kubitschek, que foi projetada por Oscar Niemeyer. Já viajei para a cidade de Pirapora e entrei no Rio São Francisco. Também fui ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, onde é famoso presépio do Pipiripau, que infelizmente estava fechado pra reforma. Eu era nova e não lembro de tudo, mas foi lindo e incrível. Vale muito a pena.

Espero que tenham gostado de minhas experiências.

Um abraço, 

Izamara Oliveira Siuves




PET 300 ANOS - FERNANDA SILVA MARTINS

 

Belo Horizonte, 12 de Novembro de 2020

 Caro leitor;

     Hoje vou falar um pouco sobre meu estado, Minas Gerais, me encho de orgulho de falar que sou mineira, por isso, vamos começar nossa viagem pelas belezas de Minas.

   Primeiramente, gostaria de lhe apresentar a nossa incrível Belo Horizonte, que é um dos locais mais famosos, pelo seu povo alegre e espontâneo. Então vamos lá, lhe apresento a Savassi, com ruas cheias de bares, música ao vivo e muita alegria. Logo em seguida temos a nossa lagoa da Pampulha, um local maravilhoso para você ir com sua família, fazer uma caminhada, andar de bicicleta, fazer um piquenique, e até apreciar as nossas incríveis capivaras. Lá temos, também, na famosa Igrejinha da Pampulha e, falando em igreja, porque não comentar sobre a bela Serra da Piedade, um local em que, quando você vai, você consegue sentir uma energia positiva tão maravilhosa que não dá vontade de descer de lá de cima nunca mais.

  Dizem que  Minas gerais é um lugar que quem conhece nunca mais esquece, mesmo não tendo praias, até porque, imagina só, uma praia em Minas Gerais! Iríamos vender pão de queijo e broa de fubá na praia. Mas, em compensação, temos nossas belezas naturais que são nossas cachoeiras. As mais conhecidas são a da Serra do cipó, mas já ouvi falar da cachoeira de Capitólio, localizada na Serra da canastra e que é uma maravilha! Se você nunca visitou, te convido a visitar. Lá temos o lago de Furnas e o morro do chapéu, com Águas verdes e uma deslumbrante queda-d'água.

  Também não podemos esquecer do nosso instituto de Inhotim, em Brumadinho, que não é nada mais do que um museu ao ar livre. com exposições de obras de arte contemporânea. Além dele temos, entre outros, o Museu de Artes e Ofícios localizado na Praça da Estaçao,  onde já teve até show da Marília Mendonça

  Agora você que quer apreciar uma bela vista, ao mesmo tempo comer uma comida maravilhosa e tomar aquela cervejinha, te convido a vir  para a Vila de Ibitipoca. Não tem como ficar mais apaixonada com suas lindas cachoeiras, trilhas com diferentes níveis de dificuldade e grutas. Já pegando o embalo, iremos falar agora sobre o nosso parque nacional de Caparaó, onde está localizado o pico da Bandeira que é o mais alto do Brasil! Dá até um frio na barriga só de imaginar a altura dele, mas imagina como é a vista de lá de cima! Visitantes do Brasil todo procuram conhecer suas quedas da águas cristalinas que conseguimos ver até o fundo das cachoeiras.

  Vou te contar outra coisa, Minas Gerais é muito rico em festas. Temos a festa da uva, que é uma tradição desde 1946. Não podia faltar a nossa festa de quadrilha, mais conhecida como festa junina.

   Por fim, a incrível e gigante festa de carnaval que, deixa eu te contar uma coisa, é a melhor e a maior festa que você verá em toda sua vida!

    Sabe por que Minas gerais ganha em aspectos mais intimistas, porque preservamos os nossos foliões de ruas, os nossos desfiles de blocos e as nossas bandas tradicionais, sem contar na animação que o mineiro tem ao escutar uma batida. E não tem só um ritmo, não! Aqui, na nossa  Belo Horizonte, você escuta de um pouco de tudo. Após acabar o nosso desfile de blocos, nós mineiros, vamos atrás de qualquer tipo de música para poder nos remexer. Chega a ser engraçado, mas é nossa cultura maravilhosa.

    Agora, vamos falar sobre parques, começando por ele, o nosso Parque Municipal Américo Renné Ginnetti, que foi inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da Nova capital mineir., Se você mora em Minas gerais e nunca foi no parque municipal, você está morando aqui bem errado!  Muitas pessoas vão lá para fazer piquenique em família. Quem nunca tirou foto naqueles cavalinhos ,nunca andou no cavalo ou no barquinho não é mineiro raiz. 

  Quer saber de outro? Temos, também, o nosso parque Guanabara, onde a maioria das excursões das escolas levam seus estudantes, com a maior roda gigante do Brasil. Nela, você consegue ver a lagoa da Pampulha todinha lá de cima. Tem o incrível Skyfall, parece que você deixa sua alma lá em cima, e só desce com o corpo, porque são 60 metros de queda livre, mas eu te garanto que é uma experiência muito incrível! Tem o famoso minhocão, tem a casa do terror que, meu amigo, vou te contar ,viu. As pernas chegam a tremer só de lembrar! Tem o carrinho de bate-bate, onde você se sente no Velozes e Furiosos.

   Agora, quem procura um lugar mais calmo  pode ir no parque das Mangabeiras, que é um lugar mais familiar, onde as crianças vão muito para soltar pipas e, te garanto, é maravilhoso, também. Lá tem uma mata Verde inexplicável. Que natureza Bela temos em nossa Minas gerais, né!

   Ah! Não podemos esquecer da nossa praça da Liberdade, onde você se sente num desfile no meio daqueles Coqueiros gigantes. Essa praça é uma síntese dos estilos que marcam Belo Horizonte.

   Agora, se você quer saber mais um pouco sobre a história de Minas Gerais, te convido a vir para a cidade  de Ouro Preto, uma parada obrigatória para quem vem para o nosso estado. Já Tiradentes é a cidade mais histórica e famosa daqui, parece até imagen de novela, dos piquenique à  impecabilidade das casas coloniais e das ruas de paralelepípedos.

  Mas uma das melhores coisas que você pode encontrar em Minas gerais é a nossa comida, o nosso famoso pão de queijo que você encontra em qualquer padaria  que  em qualquer casa de mineiro não pode faltar. Temos também o nosso feijão tropeiro, o nosso frango com quiabo que, olha, vou te contar!  Você nunca irá comer uma comida mais saborosa do que a nossa. Sabe de uma tradição que eu acho que a maioria dos mineiros tem? Quando você vai na casa de algum parente, um amigo, eles matam a galinha na hora para fazer aquela deliciosa galinhada feit no fogão à lenha que é muito comum você encontrar em nossas casas que, eu te garanto, que faz total diferença no sabor da comida. É o nosso segredinho.Venha conhecer Minas Gerais! Adoramos mostrar Minas Gerais.

     Com orgulho da minha terra, me despeço. Fernanda Silva Martins.